terça-feira, 10 de novembro de 2015

 Nefilim ( Os Gigantes do velho testamento retornarão?)


“Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama” Gênesis 6:4
Gigantes são geralmente pensados em serem encontrados nos contos de fadas e fábulas, mas, surpreendentemente, eles também desempenham um papel importante na Bíblia. Enquanto todo mundo conhece a história de David e Golias, os gigantes têm um papel significativo desde lá no inicio da linha do tempo do mundo e podem até mesmo desempenhar um papel no processo messiânico.
Personagens referidos como Nefilim, literalmente “os caídos”, eles estão descritos no sexto capítulo do Gênesis, antes do dilúvio. Na era pré-diluviana de Noé, a Bíblia diz que os “Filhos de Elohim” coabitaram com as filhas dos homens, e Deus decidiu imediatamente limitar tempo de vida do homem para uma 120 anos. Os filhos destas uniões foram chamados de Nefilim.
Elohim é um dos nomes de Deus usados na Torá, geralmente referindo-se a seu aspecto expressa através da natureza e julgamento. Isso tornaria o prazo, os “Filhos de Deus”, um termo teologicamente problemático para a maioria de todos. Elohim também é usado para significar um juiz humano, e algumas fontes entendem que este é o significado aqui.
O Rashbi, Rabi Shimon Bar Yochai, é um sábio do século 2 que durante a perseguição romana aparece extensivamente no Talmud e é o autor do Zohar, o trabalho fundamental na literatura do pensamento místico judaico conhecido como Cabala. Ele adverte contra a compreensão do uso de que Bnei Elohim neste versículo significa “Filhos de Deus”, e a maioria das fontes que explicam isso como para significar anjos.
Interpretação clássica da Bíblia depende muito do Midrash, uma tradição de histórias e fábulas que ajudam a explicar o texto básico. Um notável Midrash aparece em várias fontes que explicam o aparecimento do Nefilim, os caídos, como sendo um produto de anjos.
O Midrash relata como, antes do dilúvio, a humanidade estava pecando muito e Deus começou a se arrepender de ter criado o homem. Três anjos – Shamchazai, Uza e Uziel – foram a Deus e disseram que eles poderiam substituir os homens pecadores ao repovoar o mundo com anjos perfeitos. Deus adverte-os de que eles vão pecar ainda mais, no entanto eles persistiram em sua reivindicação. Deus os permite e quando os anjos descem para o mundo e ver as filhas dos homens, eles pecam, e seus descendentes são os Nefilim, descritos como os gigantes que serão mencionados novamente mais tarde na Bíblia.
Há vários pontos importantes nesta história. Fontes rabínicas proeminentes descrevem o ciúme dos anjos no papel do homem em servir a Deus, inevitavelmente, ilustrando como o homem tem a capacidade de transcender os anjos vencendo as dificuldades e tentações únicas das criaturas de carne e osso.
Outra fonte no Talmud Babilônico relata que Shion e Og, dois reis mencionados mais tarde na Bíblia, eram descendentes do anjo, Shamchazzi. O Midrash declara que Og estava vivo no tempo de Noé, mas escapou da inundação ao se agarrar de um lado na Arca. Em Gênesis 14:13, um “fugitivo” (Palit) vem dizer Abrão sobre captura de Ló. Og foi descrito em Deuteronômio 3:11 como o homem único remanescente do refains, uma raça de gigantes bíblica, e sua cama foi descrita como sendo enorme e feita inteiramente de ferro.
Os Nefilim são mencionados novamente em Números 13:33. Os 12 espias foram enviados para a Terra de Israel e relatou: “Também vimos ali nefilim, filhos de Anak, descendentes dos nefilim; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos” Anak, traduzido como “enorme”, era o arquetípico gigante e pai da raça de homens que viviam em Hebron.
As fontes midráshicas explicam que Anak foi Og, um dos descendentes dos Nefilim, e o fugitivo da inundação. Outro Midrash diz como Og atacou os judeus no deserto e Moisés o matou.
Há uma conexão entre o reaparecimento destes gigantes e a vinda do Messias. No Talmud, Sanhedrim 97a, há uma discussão entre Rav Nachman e Rav Yitzchak. Rav Yitzhak pergunta: “Você sabe quando Bar Naphli (os filhos dos caídos) virá?“, Rav Yitzhak pergunta: “Quem são Bar Naphli?” Rav Nachman respondeu: “Este é o Messias“.
Rav Nachman traz um verso de Amós 9:11, “Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído (Sucá) de David e eu o edificarei como nos dias antigos“. O Talmud continua a descrever os tempos difíceis que precedem o Messias. Esta seção do Talmud explica também que o Messias virá ano após a conclusão de um ciclo Sabático [Shemitá] (explicado em um artigo no Israel News).
Bar Naphli” no Talmud se refere claramente a pessoas específicas que tanto Rav Yitzchak e Rav Nachman ouviu falar e que Rav Nachman o conecta com a vinda do Messias. Como observado anteriormente, o verbo hebraico “Naphal” traduz como “queda”, mas aqui, no Talmud, a palavra é “Naphil ‘em aramaico e na língua do Talmud, Naphli significa “‘gigante“.
Pela discussão no Talmud, parece claro que estes Bar Naphli, gigantes, irão voltar no tempo da apresentação do Messias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário