quinta-feira, 12 de novembro de 2015

QUEM É YOSSEF AKIVA?


entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou.. muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado (ridicularizado) o caminho da verdade…por avareza farão de vós negócio (manipularão) com palavras fingidas. Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar tendo o coração exercitado na avareza. Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções..” (II Pe. 2:1-18)

Precisamos ser criteriosos quando convidamos alguém para ministrar em nossas igrejas, afinal, pastoreio é algo que devemos fazer com muita responsabilidade. Conheço inúmeros pastores, que na maioria das vezes, bem intencionados, precisam responder aos anseios de suas congregações por pregadores novos ou em destaque na mídia. Um destes, é um senhor auto-denominado judeu, chamado Yossef Akiva.

Ele tornou-se famoso no meio pentecostal, e é fruto da terceira ou quarta ondas pentecostais, especialmente, através de suas pregações na Conferência dos Gideões Missionários que acontecem todos os anos na cidade de Balneário Camboriú em Santa Catarina e nas suas extensões pelo Brasil afora. 

Dado o grande crescimento no Brasil do seguimento de judeus messiânicos, ele adotou um nome, que segundo o próprio pastor, é de origem hassídica, e se intitula um grande mestre da tradição judaica e profundo erudito das línguas originais da Bíblia, mas existem inúmeros vídeos e sites que corroboram suas falsas exegeses. 

Na verdade como muitos outros pregadores que surgem a cada vento de doutrina na igreja brasileira e que no fim destilam um pouco mais da teologia do triunfalismo e prosperidade, Yossef Akiva,  deve viver de ofertas alçadas (hoje mora na Flórida - EUA) e almeja a cada palestra mais seguidores e dependentes de suas revelações “proféticas”.

Várias vezes fui interpelado por algumas pessoas para tecer uma opinião a seu respeito. Confesso que não o conheço e não quero ser leviano em nenhuma coisa colocada aqui, pois tudo é fruto de uma simples pesquisa pela internet. O fato é que estudo com bastante critério a alguns anos a tradição judaica e tenho amigos judeus, alguns são inclusive rabinos em exercício no judaísmo paulistano, e confesso que encontrei alguns fatos bem contraditórios sobre Yossef Akiva.

Alguns Links que pesquisei e você pode acessá-los:

1 - Sua origem ministerial:
Parece que a história não contada de Yossef Akiva é que em meados dos anos de 1992 a 1996, na Zona Leste, entre a Rua Ramilton Regis, 817 e Av. Imperador ,3835, Limoeiro, São Paulo-SP, existia uma igreja neo-pentecostal chamada “Leão de Judá” e o representante dessa igreja chamava-se pastor JOSÉ MARCELO PESSOA DE PAULA, mais conhecido com o apelido carinhoso de “cabeção” pois o mesmo nasceu no Estado do Ceará, pela sua mãe Letícia, também nascida no Ceará. Ele e sua família permaneceram nessa igreja durante muito tempo e moravam no Bairro Vila Curuçá. Realizou estudos até a 8° série. Estudou cabala e visitou algumas vezes o Estado de Israel. Neste período por conta de uma situação pessoal séria foi convidado a deixar o pastoreio da igreja e mudou-se para o Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Búzios, deixando esposa e filhos e vivendo com outra pessoa. A ex-esposa entrou com ação de alimentos na 2° vara de família do Fórum de São Miguel Paulista. E este fato gerou grande dificuldade de ministrar em igrejas, Marcelo Pessoa de Paula entrou com a ação de RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL, conforme a Lei de Registros Públicos nº. 6.015/73. E com a decisão do juiz no cartório de registro civil, passou a ser chamado de YOSSEF AKIVA BEM AVRAHAM PESSOA DE PAULA, brasileiro, nascido no Estado do Ceará, nome este que adota nos últimos 20 anos como cidadão brasileiro.
VEJA A FICHA COMPLETA DO CIDADÃO AQUI: LINK

2- Sua origem judaica:
O pouco que sei sobre origem judaica, me leva a esclarecer que se Yossef Akiva fosse um judeu hassídico ou messiânico de fato, ele teria no mínimo três coisas importantes pra contar como tradição de sua família ou chamado: A brit milá, o bar mitzvah e o rigor da sua criação, fosse ela apenas cultural, religiosa ou prática. Parece que nenhuma destas coisas é o seu forte, além de inúmeros erros sobre o velho testamento, muitos deles tirados de livros cabalistas místicos do judaísmo, idéias e conceitos que velhos intérpretes judeus já questionam à séculos e são divulgados por ele como revelação divina.

3 - Seu ministério
Ele não congrega em nenhuma igreja com freqüência e creio que não presta contas diretamente a ninguém de suas falas e obra ministerial. Um pregador itinerante sempre está numa posição confortável quando prega, pois onde podemos ver os frutos de que realmente ele crê naquilo que fala e vive? Quem é sua família da fé? Quem é o seu discipulador ou pastor e amigo de ministério? Enfim, isso é sempre muito perigoso para o mais bem preparado ministro. Até o apóstolo Paulo tinha o seu Barnabé!

4- Sua estratégia para 2014
Este ano, Yossef Akiva está com outros objetivos. Ele almeja uma vaga para deputado federal e deseja entrar na política brasileira. O problema é que ministério e política é alvo de grandes controvérsias e sabemos que a maioria dos candidatos evangélicos não mudaram o cenário político brasileiro, aliás, com pouquíssimas exceções, a maioria deles está vendida aos esquemas de corrupção e formação de quadrilha. Os dados dele como deputado federal para as eleições de 2014 estão no link abaixo:

Estes são alguns dados que obtive em uma pesquisa rápida pela internet, e obviamente observei algumas horas de vídeos deste pregador pelo Youtube, e pude constatar a quantidade de interpretações equivocadas e heresias extraídas da bíblia. Mas o que mais me chamou a atenção são as suas fotos, todas extraídas da internet, inclusive de sites do próprio Yossef Akiva, e vejo que este senhor ainda não encontrou a sua identidade, ou já se perdeu dela em tantos papéis criados para si em sua imaginação fantasiosa. Que Deus tenha misericórdia dele.





Nenhum comentário:

Postar um comentário